sexta-feira, 25 de março de 2011

Cultura de Massa, Erudita e Popular

Cultura de Massas é toda  cultura produzida para a população em geral — a despeito de heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas — e veiculada pelos meios de comunicação de massa. Enfim, cultura de massa, é toda manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população; o povo, o grande público.





Cultura Erudita é a produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade. Trata-se de uma cultura produzida por uma minoria de intelectuais das mais diversas especialidades, e geralmente saídos dos segmentos superiores da classe média e da classe alta. A cultura erudita está ligada à elite, ou seja, está subordinada ao capital pelo fator de viabilizar esta cultura.



Cultura Popular se refere à interação entre pessoas de uma mesma sociedade, essa varia de acordo com as transformações ocorridas no meio social. Pode ter vários territórios que compartilham a cultura de sua nação formando uma nova, e também abrange todas as classes sociais.




Cultura de Massa para mim é o setor de comunicação que abrange revistas, jornais, televisão, propagandas, livros, filmes.
Cultura Erudita para mim é o sistema educacional que abrange a classe média, alta e está ligada à elite.
Cultura Popular para mim é entendida como o folclore que abrange o conhecimento, celebrações e valores que fazem parte de um povo, de um hábito de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário